A Caixa Econômica Federal anunciou que irá antecipar o pagamento do Bolsa Família de setembro para beneficiários de 45 municípios de São Paulo e 89 municípios da Região Norte, afetados por incêndios florestais. O depósito será realizado amanhã (17) para todos os elegíveis, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS).
Entre os municípios contemplados em São Paulo estão Monte Alegre do Sul, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Luiz do Paraitinga e São José do Rio Preto. A lista completa pode ser acessada no site oficial.
Na Região Norte, as capitais Manaus (AM) e Rio Branco (AC) também estão incluídas na antecipação dos pagamentos. A relação completa das cidades pode ser conferida no portal da Caixa.
Essa medida de antecipação para o primeiro dia do calendário mensal tem sido adotada em várias regiões desde a crise provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, no final de maio.
Como movimentar os valores?
As famílias que recebem o benefício na conta CAIXA Tem podem movimentar os valores pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Com o CAIXA Tem, é possível fazer compras em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos utilizando o cartão de débito virtual, disponível em mais de nove milhões de maquininhas de cartão em todo o país.
Os beneficiários também podem realizar transferências via Pix, além de pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos diretamente pelo aplicativo ou em casas lotéricas. Para saques, o aplicativo gera um token que pode ser utilizado em unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento.
Aqueles que possuem o cartão do programa podem sacar os valores nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou terminais de autoatendimento. Caso o beneficiário não tenha o cartão, é possível sacar o benefício diretamente nas agências da Caixa, apresentando um documento de identificação com foto.
Para mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família, os beneficiários podem acessar o site da Caixa.